Página inicial > Notícias > Pós-Graduação > UFCG mostra relevância da pós-graduação para o desenvolvimento regional

UFCG mostra relevância da pós-graduação para o desenvolvimento regional

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Domingo, 03 de Outubro de 2021, 08h10 | Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 12h57 | Acessos: 1297
Universidade tem 223 bolsistas no mestrado e 140 no doutorado e integra o PDPG Semiárido

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, se reuniu com Mário Rangel Mata, vice-reitor e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nesta sexta-feira, 01. Na pauta, ações para a expansão da pós-graduação na instituição de ensino superior da Paraíba. Zena Martins, diretora da Programas e Bolsas no País da Fundação, também participou do encontro.

O vice-reitor destacou a relevância da UFCG para o desenvolvimento da região do interior paraibano e no cenário nacional. “A universidade é protagonista, sendo a segunda do País tanto em relação ao quantitativo de apresentação de patentes quanto ao percentual de doutores por habitantes do município, graças à pujança de trabalhos intelectuais”, argumentou Mata.

A presidente e a diretora da CAPES receberam as demandas do vice-reitor, que serão analisadas. A UFCG tem 223 bolsistas da Fundação no mestrado e 140 no doutorado. A universidade também integra o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação no Semiárido.

Cláudia de Toledo ressaltou a importância do investimento que a Fundação tem realizado na pós-graduação nas diversas regiões do País. “O exemplo da UFCG mostra como uma universidade pode contribuir para o desenvolvimento local ao entender a realidade e as necessidade regionais, formar pessoal qualificado e melhorar a qualidade de vida da população”.

Mário Mata reforçou que ainda há muitas áreas da pós-graduação da UFCG que precisam ser desenvolvidas. Ele cita o exemplo da agricultura: a região tem o maior rebanho de caprinos do País. “Também precisamos entender melhor o bioma Caatinga, que é fonte de produtos ainda não trabalhados e importante para o desenvolvimento do País”. Para ele, o apoio recebido da CAPES tem sido fundamental para a pós-graduação da UFCG e motiva a permanência de mestres e doutores na região.

(Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)

Legenda das imagens: Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no Pais da CAPES, Mário Rangel Mata, vice-reitor da UFCG, e Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Publicado em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/ufcg-mostra-relevancia-da-pos-graduacao-para-o-desenvolvimento-regional