Lato Sensu
Embora não forneçam um título acadêmico, como mestre ou doutor, os cursos lato sensu oferecidos por escolas de renome são valorizados no mercado de trabalho.
Assim, pessoas com atuação nas mais diversas áreas optam por um curso lato sensu não só pela facilidade de cursá-lo enquanto prosseguem em sua atividade profissional, mas também porque, em geral, tais cursos tendem a ter maior foco na aplicação prática dos conceitos, melhorando, assim, sua atuação profissional.
Lato sensu é uma expressão em latim que significa, literalmente, "em sentido amplo", em contraposição ao stricto sensu ("sentido estrito").
Resolução nº 03/2006 - Aprova o Regulamento Geral dos Cursos e Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de Campina Grande.
Para a elaboração de regulamento do curso de especialização a unidade responsável terá obrigatoriamente que seguir os seguintes conteúdos:
Capítulo I - Das Disposições Preliminares.
Capítulo II - Da Organização Administrativa.
Capítulo III - Da Admissão (incluindo o nº de vagas e distribuição):
Da Inscrição.
Da Seleção.
Da Matrícula
Capítulo IV - Do Regime Didático.
Capítulo V - Da Verificação do Rendimento Escolar.
Capítulo VI - Do Aproveitamento de Estudos.
Capítulo VII - Dos Requisitos para Obtenção do Certificado.
Capítulo VIII - Das Disposições Gerais e/ou Transitórias.
A unidade deverá listar as disciplinas com informações de Denominação, Carga Horária, Docente e Titulação do Docente, no seguinte modelo:
Nº de Ordem | Disciplina | Carga Horária |
|
|
|
Total de Carga Horária |
ha |
Obs: Carga horária mínima de 360ha.
O projeto do curso deverá ser montado conforme o roteiro indicação abaixo:
ROTEIRO PARA O PROJETO PEDAGÓGICO (Clique aqui)
A unidade deverá também construir informações individuais de cada disciplina, contendo informações do docente, curriculum (solicitar aos docentes que submetam seu curriculum a plataforma LATTES do CNPq, no endereço http://lattes.cnpq.br/, ou o atualizem, disponibilizando o link direto para consultas), ementa e bibliografia da disciplina, no modelo abaixo:
DISCIPLINA |
|
DOCENTE |
|
CURRICULUM LATES |
|
EMENTA |
|
BIBLIOGRAFIA |
Deverá ser preenchido a capa do processo conforme seguinte modelo: MODELO DA CAPA DO PROCESSO DE ESPECIALIZAÇÃO (Clique aqui)
A coordenação do curso deverá enviar para efeito de acompanhamento pelo setor responsável relatório parcial conforme modelo
RELATÓRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (Clique aqui)
Após a conclusão do curso, obrigatoriamente deverá ser elaborado um processo administrativo contendo os seguintes documentos:
- Relatório Final
- Histórico escolar e copia da identidade de cada aluno
HISTÓRICO ESCOLAR DO DISCENTE (Clique aqui)
Além dos documentos impressos, deverão ser enviados por meio eletrônico para sct_prpg@ufcg.edu.br todos os históricos escolares dos alunos.
O processo deverá tramitar e ser aprovado na Unidade Acadêmica a que ele esteja vinculado, pelo CONSAD e enviado a PRPG para apreciação por parte da Câmara Superior de Pós-Graduação.
Após a aprovação pela Câmara, será providenciada a emissão dos certificados.
Redes Sociais