Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pós-Graduação > Biblioteca Digital da UFCG no Ranking Web of Repositories
Início do conteúdo da página

Biblioteca Digital da UFCG no Ranking Web of Repositories

Publicado: Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 08h37 | Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 08h41 | Acessos: 2089

Os repositórios institucionais permitem o acesso livre e gratuito a publicações científicas em formato eletrônico (digitalizado).

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre os repositórios online mais influentes do mundo. É o que indica o Ranking Web of Repositories, publicado nesta semana pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa vinculado ao Ministério da Educação da Espanha, que analisou as métricas extraídas do Google Scholar, considerando visibilidade global e impacto.

No ranking mundial, a BDTD da UFCG está entre os 6% mais bem pontuados, ocupando a posição 234 de um total de 3.885 repositórios analisados. Aparece em 11° lugar na classificação nacional e em segundo lugar na Região Nordeste. Entre as instituições paraibanas, ficou em primeiro lugar.

A diretora da Biblioteca Central da UFCG, Kylvia Braga, recebeu a notícia com muita felicidade e satisfação. "Esse trabalho (de digitalização dos trabalhos) teve início em 2017. Então, em pouco tempo, conseguimos um avanço significativo. É um trabalho de muitas mãos, que inclui todas as bibliotecas do Sistema, assim como outros setores, a exemplo do Serviço de Tecnologia da Informação (STI) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)", ressalta.

A BDTD disponibiliza, atualmente, acesso online gratuito a 22.673 trabalhos finais dos programas de pós-graduação da UFCG, em nível de mestrado e doutorado, além de alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação.

Para acessar a BDTD, clique aqui http://bdtd.ufcg.edu.br/

 

(Ascom UFCG)

Fim do conteúdo da página