Página inicial > Bolsas > Iniciação Científica na Graduação - PIBIC

Iniciação Científica na Graduação - PIBIC

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 01h45 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 02h01 | Acessos: 3040

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.

A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

São objetivos específicos do Programa:

1. despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  2. contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
  3. contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  4. estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
  5. contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  6. contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  7. estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
  8. proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e
  9. ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Duração da Bolsa

A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de agosto.

Bolsa

A bolsa de Iniciação Cientifica para o estudante de graduação corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País.

Pesquisador

Requisitos para o orientador: estar vinculado à instituição de Ensino e/ou Pesquisa que participe do PIBIC; desenvolver pesquisa científica, e ser, preferencialmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Condições de participação: participar em processo de seleção realizado em sua instituição de vínculo. Os processos de seleção nas instituições ocorrem, em geral, no primeiro semestre de cada ano. Esteja atento aos prazos estipulados em sua instituição.

Estudantes

Requisitos: cursar graduação, e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.
Condições de participação: procure, em sua área de interesse, um pesquisador que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo.

Normas e Orientações

Norma específica: https://posgraduacao.ufcg.edu.br/legislacao.html#iniciacao-cientifica

Programa de Voluntários de Iniciação Científica - PIVIC

Com o objetivo de despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, o Programa de Voluntários de Iniciação Científica - PIVIC, visa:

1. estimular pesquisadores a engajarem alunos de graduação, inserindo-os em projetos de pesquisa, propiciando a aprendizagem de técnicas e métodos científicos e o desenvolvimento de sua criatividade;
  2. preparar os alunos para a inserção em programas de pós-graduação;
  3. aprimorar o processo de formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Normas específica: https://posgraduacao.ufcg.edu.br/legislacao.html#iniciacao-cientifica

registrado em: ,