Página inicial > Prêmios Recebidos > Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, 2010

Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, 2010

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2010, 19h42 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 23h20 | Acessos: 1104

Universidade venceu na categoria Mérito Institucional e concorreu com 71 universidades e 19 institutos de pesquisas de todo o país.

imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é a vencedora do 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na categoria Mérito Institucional, como a instituição participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) com maior índice de egressos do programa titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela Capes.

O resultado do prêmio, que conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi anunciado nesta terça-feira, 28. A UFCG concorreu com 71 universidades e 19 institutos de pesquisas de todo o país.

O índice de egressos que resultou na conquista do prêmio pela UFCG foi aferido pela quantificação dos ex-bolsistas Pibic do CNPq que se titularam no mestrado ou doutorado da instituição. Esse percentual médio de titulação num período de dez anos - que ultrapassa os 70%, segundo estimativa do coordenador de Pesquisa da universidade, Marcelo de Sá – foi o grande responsável pelo mérito.

“O número sempre crescente, anualmente, de bolsas de iniciação científica e o consequente ingresso de alunos cada vez mais jovens na pesquisa – concluindo a graduação com um rendimento escolar diferenciado e entrando imediatamente na pós-graduação – consolidaram o momento que vivemos”, destacou o coordenador.

Para o reitor Thompson Mariz, a premiação confirma ainda mais a força da UFCG no cenário nacional e, também, ressalta a qualidade das suas pesquisas, refletindo todo um trabalho construído ao logo desses oito anos de criação da instituição.

“Pesquisas não são meramente financiadas, ela são conquistas intelectuais dos nossos pesquisadores. Se agregamos um número cada vez maior de nossos graduandos na iniciação científica e, posteriormente, na pós-graduação, é porque estamos conseguindo a excelência na formação desses jovens”, comentou.

Ele estendeu as congratulações a toda comunidade acadêmica, em especial aos professores-pesquisadores, e destacou o mérito como um coroamento dos trabalhos realizados nos últimos anos pelas direções dos centros de Ensino e pela Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex).

Thompson Mariz e Marcelo de Sá receberão a premiação no próximo dia 18 de outubro, em Brasília, na solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

registrado em: ,
Assunto(s):