Página inicial > Notícias > Pós-Graduação > Dissertação de aluno da UFCG é a segunda melhor do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

Criado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 12h04 | Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 12h04 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 12h09 | Acessos: 4099

Trabalho foi desenvolvido por Tiago Brasileiro sob orientação do professor Carlos Eduardo Pires.

Uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ficou em segundo lugar no Concurso de Teses e Dissertações do 32° Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD'17), realizado recentemente em Uberlândia, MG.

Intitulada Uma Abordagem em Paralelo para Matching de Grandes Ontologias com Balanceamento de Carga, o trabalho desenvolvido pelo aluno Tiago Brasileiro Araújo, sob orientação do professor Carlos Eduardo Pires, concorreu com dissertações das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), Ceará (UFC), Ouro Preto (UFOP) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Esta é a segunda vez em que um trabalho desenvolvido no PPGCC é agraciado na competição com o prêmio de melhor dissertação na área. A outra foi em 2015, na 30ª edição, realizada em Petrópolis, RJ. O premiado foi o aluno Demétrio Gomes Mestre, com a dissertação Uma Abordagem para Aprimoramento do Balanceamento de Carga do Método de Resolução de Entidades Standard Blockinq baseado em MapReduce.

Os dois trabalhos foram elaborados no Laboratório de Qualidade de Dados (LQD), da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG.

(Ascom UFCG, com dados do PPGCC)