Estudante da UFCG é premiada em evento internacional sobre alta voltagem

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 14h46 | Última atualização em Terça, 11 de Janeiro de 2022, 23h32 | Acessos: 5934

Regelii Suassuna recebeu o prêmio Student Awards na última sexta, em Buenos Aires.

imagem sem descrição.

Foto: Prof. Jalbert Fernandes / Facebook

A estudante Regelii Suassuna Ferreira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi um dos vencedores do prêmio Student Awards, concedido aos doze melhores trabalhos apresentados no 20º Simpósio Internacional de Engenharia de Alta Voltagem (20th International Symposium On High Voltage Engineering - ISH 2017), encerrado na última sexta, dia 1º, em Buenos Aires, na Argentina. Regelii Suassuna é graduada em Engenharia Elétrica pela UFCG e atualmente cursa o mestrado em Engenharia Elétrica na instituição.

Ela atua no Laboratório de Alta Tensão (LAT) da UFCG no desenvolvimento de pesquisas relacionadas a simulações computacionais, forças eletromagnéticas em transformadores de corrente e isoladores poliméricos.

De acordo com o professor Edson Guedes, orientador da estudante e co-autor do trabalho, o artigo premiado, intitulado Electromagnetic forces behavior in the air gaps of a protective current transformer, trata da avaliação do comportamento das forças eletromagnéticas nos entreferros de um transformador de corrente de proteção.

“O artigo faz parte do estudo desenvolvido pela aluna Regelii Suassuna em sua dissertação de mestrado, sob a minha orientação e a do professor Francisco das Chagas Guerra, contando ainda com a co-autoria de Jalberth Fernandes de Araujo e Filipe Lucena Medeiros de Andrade”, explicou.

ISH

O ISH teve origem na Universidade Técnica de Munique, em 1972, com o objetivo de encorajar jovens pesquisadores, sendo realizado pela primeira vez na América Latina este ano. “É atualmente o maior e mais conceituado evento na área de alta tensão no mundo”, observa o professor Edson Guedes, que, juntamente com o professor George Rossany Soares, participou com chairman de várias sessões técnicas.

Segundo Guedes, a UFCG teve uma participação destacada no evento, com a publicação de 24 artigos científicos, envolvendo alunos de graduação, mestrado e de doutorado. “O congresso permitiu ainda possibilidades de parcerias com universidades da Europa, Canadá e África do Sul, quando várias instituições demonstraram interesse em iniciar convênio de intercambio com a UFCG”, finalizou o professor.

(Ascom UFCG - 05/09/2017)

registrado em: ,